ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO AJUDAR AS PESSOAS A EXCLARECER E TIRAR SUAS DÚVIDAS A RESPEITO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E OUTRAS DOENÇAS!

QUALQUER DÚVIDA DEIXE UM COMENTARIO E TENTAREMOS AJUDAR-LHE

ESPERAMOS QUE ESTE BLOG SEJA PROVEITOSO PARA VOCÊS LEITORES.

SEJAM BEM VINDOS!

(

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Gripe: Sintomas, prevenção e tratamento

Os sintomas da Gripe
 
  A gripe caracteriza-se pelo início súbito de sintomas que incluem frequentemente:
  • Febre elevada 
  • Arrepios
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular 
  • Garganta inflamada
  • Nariz entupido 
  • Tosse seca
Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas

PEVENÇÃO E TRATAMENTO
Não  existe um medicamento eficaz para o tratamento da gripe. Os remédios  servem apenas para diminuir os sintomas. Considera-se o tratamento da  gripe como um “tratamento sintomático”.
Quando não ocorrem complicações na evolução da doença,  ocorre melhora e resolução completa em um período médio de cinco a dez  dias. Outrossim, não devemos confundir as gripes com os resfriados  comuns.
Na maioria das vezes, repouso, a ingestão abundante de  líquidos e medicamentos sintomáticos são suficientes para o auxílio à  recuperação total. Entretanto, os cuidados com os pacientes acometidos  pela gripe não devem ser negligenciados. Podemos afirmar seguramente  que as complicações ocorrem com certa freqüência na casuística dos  consultórios médicos.
Quando perceber que o estado gripal não está  evoluindo com a melhora previsível, orientar-se com o seu médico é o  melhor caminho a seguir. Complicações como as sinusites, otites e  pneumonias são alguns dos problemas que podem surgir no decorrer do  processo gripal. essalta-se que as pessoas com idade acima de 60 anos,  os portadores de doenças crônicas, os imunodeprimidos e as crianças  menores são as mais atingidas nestes casos.
Com a chegada das estações mais frias do ano, as pessoas  reúnem-se em recintos fechados e ficam mais próximas umas das outras,  havendo desta forma possibilidades maiores de contaminação pelo vírus  da gripe.
Listamos a seguir algumas medidas de ordem profilática ou preventivas:


  • Cultive hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas…

  • Beba bastante líquido (água pura, suco de frutas ou  chás). Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a  eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Evite bebidas  geladas;

  • Durma pelo menos oito horas por dia;

  • Faça exercícios regularmente. Pratique esportes.  Diminua o stress em sua vida. Estudos mostram que pessoas mais  estressadas adoecem mais, porque diminuem as defesas do organismo;

  • Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local;

  • Evite choques térmicos, como tomar banho quente e sair no frio;

  • Não fume e evite a poluição;

  • Lave sempre as mãos;

  • espire pelo nariz, nunca pela boca. A mucosa do  nariz foi feita para aquecer e umedecer o ar que respiramos, evitando  que o ar chegue frio nos pulmões;

  •  
    Mais recentemente, foi introduzida no mercado brasileiro  a vacina contra a gripe. Ela vem apresentando bons resultados, devendo  ser utilizada sempre sob prescrição médica, durante o outono e repetida  anualmente, uma vez que o vírus possui a capacidade de alterar sua  estrutura periodicamente.
    Alguns recomendam as vitaminas ou os tônicos reconstituintes  para combater os efeitos da gripe. Mas não têm qualquer eficácia. O  cansaço deriva da persistência dos efeitos tóxicos da infecção e eles  só cedem, progressivamente, de maneira espontânea.
    Os antibióticos não são adequados para combater a gripe, já  que ela, como se disse, é provocada por vírus e os antibióticos  combatem apenas as infecções produzidas por bactérias. Contudo, quando  existe perigo de uma complicação broncopulmonar por sobreinfecção  bacteriana, os antibióticos são eficazes para prevenir esta última.
    A vacina antigripal é eficaz unicamente se o vírus, a partir  do qual ela foi elaborada, coincidir como o da infecção a se prevenir.  As dificuldades para que se produza tal coincidência são enormes, já  que as características do vírus mudam de um ano para outro. Somente  depois de se manifestar uma nova modalidade de gripe, dispõe-se dos  elementos necessários para se adequar a vacina à epidemia concreta. A  Organização Mundial de Saúde criou uma série de centros dedicados a  isolar e identificar os vírus gripais modificados, para distribuí-los a  todas as nações a fim de que sejam produzidas as vacinas. Mas em muitas  ocasiões não é possível obter a tempo as doses suficientes para se  deter uma epidemia.
    Medidas devem ser tomadas para o combate à gripe. A tosse e  as dores atenuam-se com remédios indicados especificamente para seu  tratamento, independentemente de que sejam ou não resultado da gripe.  Ao contrário do que diz a crença popular, é inútil o doente transpirar.
    Quando você quiser dar adeus à gripe:
       
  • Tome uma injeção de Ozonyl, após consultar deu médico. Não  desaparecendo os sintomas no dia seguinte, repita a aplicação, ou siga  a orientação médica;

  • Fique em casa. Descansando e relaxando, você vai  ativar o seu sistema imunológico, fazendo seu resfriado sarar mais  rápido. Além disso, você evita passar a doença para os outros.

  • Use roupas claras e largas, que facilitem a respiração da pele. O “suador” é um mito;

  • Use lenços de papel ao invés de lenços de pano. Os  lenços de pano acumulam grande quantidade de germes, espalhando no ar  os vírus e reinfectando as pessoas. Sempre lave as mãos após assoar o  nariz;

  • Beba muito líquido para amenizar a tosse e o ressecamento das mucosas;

  • Use compressas frias, que ajudam a reduzir a febre muito alta e diminui o mal-estar;

  • Gargareje com água morna e uma pitada de sal. Isso alivia a dor de garganta;

  • Leia mais

    1. Vírus da gripe vivem mais em superfície do que vírus de resfriado
    2. Diferença entre gripe e resfriado
    3. Pneumonia: sintomas e tratamento
    4. Tireóide: Sintomas e Tratamento
    5. Diferença entre gripe e outras doenças respiratórias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário