ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO AJUDAR AS PESSOAS A EXCLARECER E TIRAR SUAS DÚVIDAS A RESPEITO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E OUTRAS DOENÇAS!

QUALQUER DÚVIDA DEIXE UM COMENTARIO E TENTAREMOS AJUDAR-LHE

ESPERAMOS QUE ESTE BLOG SEJA PROVEITOSO PARA VOCÊS LEITORES.

SEJAM BEM VINDOS!

(

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eu sou 12 por 8

“Eu sou 12 por 8” é uma campanha humanitária do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com muitas outras entidades, para informar a população sobre como é importante aferir periodicamente a pressão arterial e mantê-la em níveis normais. A Campanha visa apoiar o trabalho dos médicos e profissionais de saúde, difundindo junto à população a importância de seguir as orientações médicas, fazer o uso regular da medicação e adotar bons hábitos para a melhoria da qualidade e da expectativa de vida.

A Campanha tem início no dia 26 de abril de 2010, Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão e será realizada de forma contínua. Mais de 50 cidades brasileiras farão ações de rua no dia do lançamento da Campanha. Mais ações estão previstas ao longo de todo o ano.

Hipertensão no mundo e no Brasil

A mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial a partir de 115/75 mm Hg de forma linear e contínua. A cada ano, cerca de 7,6 milhões de mortes, 14% do total, no mundo são atribuídas à hipertensão, sendo 54% por acidente vascular cerebral e 47% por doença isquêmica do coração. Cerca de 80% dessas mortes ocorrem em países de baixo e médio desenvolvimento econômico e mais da metade em indivíduos entre 45-69 anos. A hipertensão não tratada pode reduzir em até 16,5 anos a expectativa de vida.

No Brasil, a hipertensão afeta 36% dos homens adultos e 30% das mulheres. Ocorrerem mais de 300 mil óbitos anuais por doenças cardiovasculares, dos quais 74% são atribuídos ao conjunto de acidente vascular cerebral, doença isquêmica do coração e doença hipertensiva. A doença renal crônica causa mais 10 mil óbitos anuais no país, ocasionando ainda a inclusão de 95 mil pessoas em programas de diálise.

Médicos e profissionais de saúde são “12 por 8”

Cabe aos médicos o diagnóstico e a escolha do tratamento da hipertensão arterial. Muitos outros profissionais de saúde também atuam de forma importante no controle e estímulo à adesão do tratamento.

É importante que médicos e profissionais de saúde abracem e divulguem a Campanha no seu dia a dia para que cada vez mais e mais pessoas possam também ser “12 por 8”.

Acesse: www.eusou12por8.com.br


Resfriado ou catarro comum

O resfriado ou catarro comum (vulgo constipação) é uma infecção viral do revestimento do nariz, dos seios perinasais, da garganta e das grandes vias respiratórias.
São muitos os vírus causadores de resfriados. Os picornavírus, bem como os rinovírus, causam a maioria dos que se manifestam na Primavera, no Verão e no Outono. Os vírus da gripe e os vírus sinciciais respiratórios, que aparecem regularmente no final do Outono e no Inverno, provocam uma grande variedade de doenças, incluindo resfriados. Os da gripe transmitem-se com facilidade de pessoa a pessoa através de gotículas infectadas que são expulsas ao tossir e ao espirrar. Os rinovírus e os vírus sinciciais respiratórios transmitem-se desta forma, mas talvez o façam principalmente por contacto directo com secreções infectadas transportadas nos dedos.
O motivo pelo qual cada um tem mais probabilidade de se infectar num momento do que noutro não é de todo conhecido. A exposição ao frio não faz com que alguém se constipe nem aumentar a sua susceptibilidade a infectar-se com um vírus respiratório. Não parece influir demasiadamente o estado geral de saúde da pessoa nem os seus hábitos alimentares e também não influi o facto de ter qualquer anomalia no nariz ou na garganta, como amígdalas de grandes dimensões ou adenóides. No entanto, aqueles que se encontram cansados ou manifestam ansiedade, os que têm alergias no nariz ou na garganta e as mulheres que estejam a meio do seu ciclo menstrual são mais propensos a acusar os sintomas de um resfriado.

Sintomas e complicações

Os sintomas do catarro comum iniciam-se depois de um a três dias de se ter verificado o contacto. Em geral, os primeiros sintomas são mal-estar no nariz e na garganta. Em seguida o doente começa a espirrar, tem o nariz congestionado e sente-se ligeiramente doente. Em regra não existe febre, mas às vezes a temperatura do corpo eleva-se um pouco no início dos sintomas. As secreções do nariz são aquosas e límpidas e podem ser muito incómodas durante os primeiros dias. Posteriormente as mesmas tornam-se mais espessas, opacas, de cor amarelo-esverdeada e menos abundantes. Muitas pessoas têm também tosse. Estes sintomas costumam desaparecer em 4 a 10 dias, apesar de a tosse, com ou sem expectoração, persistir habitualmente durante mais uma semana.
As complicações podem prolongar a sintomatologia. A afecção traqueal, juntamente com uma certa tensão no peito e uma sensação de queimadura é mais frequente em algumas pessoas e com determinados vírus. As pessoas com bronquite persistente ou asma podem ter mais dificuldade em respirar durante um resfriado e depois dele. Após um resfriado pode ocorrer uma infecção bacteriana dos ouvidos, dos seios perinasais ou da traqueia e das vias respiratórias (infecção traqueobrônquica), que requer tratamento com antibióticos.

Diagnóstico

Em geral, os catarros podem diagnosticar-se rapidamente em função dos sintomas característicos. Contudo, as infecções bacterianas, as alergias e outras perturbações podem causar sintomas similares. Os mesmos vírus que produzem catarros também podem provocar sintomas semelhantes aos da gripe. Uma febre alta sugere que a afecção não é um simples resfriado. Em geral não é necessário efectuar análises para diagnosticar um resfriado, a menos que surjam complicações.

Tratamento

Uma pessoa congestionada deve evitar o frio e fazer repouso, tentando evitar o contágio a outros. Isto costuma acontecer mais nas primeiras fases da infecção. Aqueles que têm febre ou sintomas mais intensos deverão permanecer isolados e em repouso. Beber líquidos ajuda a manter as secreções fluidas para serem mais fáceis de expelir.
Os medicamentos para o catarro são do conhecimento popular, mas os seus efeitos benéficos não estão claros. (Ver secção 2, capítulo 13) A aspirina, por exemplo, pode chegar a aumentar a difusão do vírus, ao mesmo tempo que só melhora ligeiramente os sintomas. Se for necessário um medicamento para aliviar a dor ou a febre numa criança ou num adolescente, é preferível administrar paracetamol ou ibuprofeno, porque a aspirina ocasionalmente aumenta o risco de contrair a síndroma de Reye, uma perturbação potencialmente mortal. (Ver secção 23, capítulo 263)
Os descongestionantes nasais só conseguem um alívio temporário e limitado. Os anti-histamínicos podem descongestionar o nariz, mas está demonstrado que só o conseguem em indivíduos com história de alergia. Por outro lado, causam sonolência e outros efeitos colaterais, particularmente em pessoas de idade avançada. Inalar vapor ou essências mediante um nebulizador é um método que alguns consideram útil para soltar as secreções e reduzir a opressão do peito. Lavar os canais nasais com um soluto salino pode ajudar a eliminar as secreções mais persistentes. A tosse pode ser a única forma de eliminar secreções e resíduos das vias respiratórias durante uma virose, pelo que é preferível não a tratar, a menos que ela interfira com o sono ou cause um grande mal-estar. Uma tosse intensa pode ser tratada com um antitússico. Os antibióticos não são eficazes contra o catarro; só deverão usar-se se ocorrer também uma superinfecção por bactérias.

Prevenção do resfriado comum

Dado que há tantos vírus diferentes que causam resfriados, e atendendo a que a taxa de anticorpos produzidos contra um vírus destes diminui com o passar do tempo, a maioria das pessoas pode constipar-se durante toda a sua vida. Até ao momento não foi ainda criada uma vacina eficaz contra cada um dos vírus respiratórios, mas todos os anos se actualiza uma vacina contra a gripe para que actue sobre novas variedades de vírus, e além disso estão a criar-se vacinas para outros vírus, como o vírus sincicial respiratório e o vírus parainfluenza.
As melhores medidas preventivas consistem numa boa higiene. Como muitos vírus que produzem catarros se transmitem por contacto com secreções infectadas, lavar as mãos com frequência, rejeitar os lenços usados e limpar todos os elementos e superfícies pode ajudar a reduzir a sua propagação.
Foram propostos e experimentados muitos tratamentos para evitar os resfriados, mas nenhum demonstrou ser fiável e eficaz. Não se demonstrou que as grandes doses de vitamina C (até 2000 mg por dia) reduzam o risco de constipação, nem a quantidade de vírus que a pessoa infectada transmite.
O interferão é um medicamento que aumenta a resistência das células à infecção; inalado pelo nariz, pode prevenir as infecções causadas por algumas variedades de vírus (particularmente os rinovírus). Todavia, não funciona uma vez que a infecção já esteja estabelecida, pode causar inflamação e hemorragias nasais e tem efeitos limitados contra certos vírus, com os influenza e parainfluenza.
Fonte: www.manualmerck.net
Resfriado

GRIPE E RESFRIADO SãO A MESMA COISA?

Não.
A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado pelo Rhinovírus(com seus vários tipos), sendo que a transmissão de ambos, entre as pessoas, se dá através das vias respiratórias.
Ensina-nos o dito popular: “- Durante o resfriado o doente fica atrás do lenço e, durante a gripe, atrás do lençol”.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA GRIPE E DO RESFRIADO?

Resfriado
A gripe surge com sintomas severos de febre alta, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar geral, calafrios, tosse intensa e dificuldade de respirar e, em idosos e pessoas com baixa imunidade, pode haver necessidade de internação hospitalar, às vezes levando o paciente à morte. O resfriado pode provocar irritação na garganta e no nariz, espirros, coriza, obstrução nasal e, às vezes, mal estar geral com pequeno aumento da temperatura corpórea.

COMO EVOLUEM A GRIPE E O RESFRIADO?

A gripe dura cerca de 1 a 2 semanas e o resfriado, em geral, dura cerca de 4 a 7 dias, ambos desaparecendo à medida que o organismo melhora suas defesas.
Contudo, nada impede que uma mesma pessoa tenha episódios repetidos das citadas doenças, causadas por outros germes. Tanto a gripe como o resfriado podem se complicar, principalmente quando a pessoa está com baixa imunidade, o que é comum em crianças pequenas, idosos, asmáticos e pessoas com doenças crônicas, ocorrendo inflamação do ouvido (otite) e dos seios da face (sinusite), além de piorar as crises asmáticas e bronquites.

POR QUE GRIPES E RESFRIADOS OCORREM MAIS NO INVERNO?

Pelo hábito que as pessoas têm, durante o inverno, de permanecerem por mais tempo em ambientes fechados, onde os vírus que aí circulam no ar conseguem melhores condições de se procriarem e de infectarem os indivíduos.

COMO EVITAR A GRIPE OU RESFRIADO?

Consumindo uma alimentação saudável, ingerindo bastante líquidos, economizando energia, respeitando o tempo de sono, lavando as mãos com freqüência e evitando-se o contato com os olhos, nariz e boca, além de manter sempre o ar ambiente circulando, impedindo o aumento da concentração de vírus.

COMO PREVENIR- SE DE GRIPES E RESFRIADOS?

Evitar locais fechados, sem circulação do ar.
Lavar sempre as mãos com sabão, eliminando ao máximo germes que possam causar doenças.
Ingerir bastante líquido (água, sucos de frutas, chás etc) ü Manter o ar dentro de casa com um grau de umidade elevado, pois o ar muito seco provoca irritação das mucosas aéreas e facilita a contaminação pelos vírus causadores de gripes e resfriados. O umidificador de ar está indicado.
Manter as narinas umidificadas, pingando gotas de soro fisiológico nas mesmas.
Evitar respirar pela boca para que o nariz exerça seu papel de aquecer e umidificar o ar que respiramos.
Usar lenços descartáveis ao invés dos de pano.
Descansar e relaxar o corpo para ativar o sistema imunológico e evitar transmitir a doença para outras pessoas.
Eliminar os estresses, porque estes diminuem as defesas do organismo.
Viver e trabalhar em ambientes mais saudáveis.
Não fumar.
Alimentar-se de maneira saudável, incluindo frutas ácidas como laranja, limão, morango e tomate, além de verduras. O uso da vitamina C em altas doses não traz maiores benefícios ao organismo, sendo o excesso eliminando pela urina.
Menosprezar a Gripe é subestimar perigosamente o inimigo.
O Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação Nacional de Saúde, promove uma campanha anual de vacinação contra a gripe, tétano e difteria, simultaneamente, em todo o País, com o objetivo de alcançar a população a partir dos 60 anos de idade, maior vítima das infecções respiratórias.

QUAIS SãO AS COMPLICAÇÕES DA GRIPE?

Quando atinge pessoas imunodeprimidas, pode levar a sérias complicações, inclusive à morte.

EXISTE UM TRATAMENTO IDEAL PARA GRIPES E RESFRIADOS?

O repouso, o uso de antitérmicos em caso de febre, as nebulizações e os descongestionantes nasais, quando prescritos por médicos, ajudam no combate aos sintomas das doenças e, os antibióticos, só quando houver complicações bacterianas.
Resfriado

A VACINA CONTRA GRIPE REALMENTE PROTEGE?

A vacina reduz o risco de gripe em até 90% no caso de pessoas saudáveis, mas os resfriados, provocados por outros vírus, não são prevenidos com a vacina.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA E QUANDO?

Pessoas com mais de 60 anos de idade, mesmo cardíacos, asmáticos, hipertensos, diabéticos, portadores de HIV e imunodeprimidos.
Pessoas que prestam assistência em albergues, creches e similares.
Adultos e crianças portadores de doenças crônicas pulmonares ou cardiovasculares.
Adultos e crianças que necessitam de acompanhamento médico regular ou devido a doenças metabólicas crônicas.
Crianças e adolescentes que estejam fazendo uso de Aspirina a longo prazo.
Gestantes no segundo ou terceiro trimestre de gravidez, durante o inverno.
Profissionais de Saúde em atividade.
Pessoas que tenham contato freqüente com outras em grupos de alto risco para infecção pelo Influenza.
Relatos históricos mostram que epidemias de Gripe já afligiam povos bem antes do ano 500 a.C.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no século passado houve pelo menos cinco epidemias de gripe, classificadas como pandemias, ou seja, de âmbito mundial.

A VACINA PODE PROVOCAR GRIPE OU EFEITOS COLATERAIS?

A vacina é preparada com fragmentos de vírus mortos, excluindo a possibilidade de provocar gripe e, eventualmente, podem aparecer febre baixa, mal-estar e dores no corpo após a aplicação da vacina, sintomas estes que desaparecem entre 24 e 48 horas.

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA?

Os alérgicos ao ovo e ao Timerosal, os portadores de doenças neurológicas em atividade e os indivíduos que tiveram a Síndrome de Guillain Barré.

DICAS PARA ENFRENTAR A GRIPE

Consulte sempre seu médico.
Mantenha uma alimentação saudável.
Beba bastante líquido.
Poupe suas energias, durma bem e descanse.
Não tome antibióticos sem receita médica.
Informe-se com seu médico quanto à possibilidade de receber vacina contra Influenza e Pneumococos.
Suplementos de Vitamina C e Zinco podem ajudar a reduzir os sintomas, a duração da doença e os riscos de complicações.
Lavar as mãos freqüentemente, evitando contato com os olhos, nariz e boca.

Fonte: dsau.dgp.eb.mil.br

Gripe: Sintomas, prevenção e tratamento

Os sintomas da Gripe
 
  A gripe caracteriza-se pelo início súbito de sintomas que incluem frequentemente:
  • Febre elevada 
  • Arrepios
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular 
  • Garganta inflamada
  • Nariz entupido 
  • Tosse seca
Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas

PEVENÇÃO E TRATAMENTO
Não  existe um medicamento eficaz para o tratamento da gripe. Os remédios  servem apenas para diminuir os sintomas. Considera-se o tratamento da  gripe como um “tratamento sintomático”.
Quando não ocorrem complicações na evolução da doença,  ocorre melhora e resolução completa em um período médio de cinco a dez  dias. Outrossim, não devemos confundir as gripes com os resfriados  comuns.
Na maioria das vezes, repouso, a ingestão abundante de  líquidos e medicamentos sintomáticos são suficientes para o auxílio à  recuperação total. Entretanto, os cuidados com os pacientes acometidos  pela gripe não devem ser negligenciados. Podemos afirmar seguramente  que as complicações ocorrem com certa freqüência na casuística dos  consultórios médicos.
Quando perceber que o estado gripal não está  evoluindo com a melhora previsível, orientar-se com o seu médico é o  melhor caminho a seguir. Complicações como as sinusites, otites e  pneumonias são alguns dos problemas que podem surgir no decorrer do  processo gripal. essalta-se que as pessoas com idade acima de 60 anos,  os portadores de doenças crônicas, os imunodeprimidos e as crianças  menores são as mais atingidas nestes casos.
Com a chegada das estações mais frias do ano, as pessoas  reúnem-se em recintos fechados e ficam mais próximas umas das outras,  havendo desta forma possibilidades maiores de contaminação pelo vírus  da gripe.
Listamos a seguir algumas medidas de ordem profilática ou preventivas:


  • Cultive hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas…

  • Beba bastante líquido (água pura, suco de frutas ou  chás). Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a  eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo. Evite bebidas  geladas;

  • Durma pelo menos oito horas por dia;

  • Faça exercícios regularmente. Pratique esportes.  Diminua o stress em sua vida. Estudos mostram que pessoas mais  estressadas adoecem mais, porque diminuem as defesas do organismo;

  • Evite aglomerações e ambientes fechados. Mantenha sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local;

  • Evite choques térmicos, como tomar banho quente e sair no frio;

  • Não fume e evite a poluição;

  • Lave sempre as mãos;

  • espire pelo nariz, nunca pela boca. A mucosa do  nariz foi feita para aquecer e umedecer o ar que respiramos, evitando  que o ar chegue frio nos pulmões;

  •  
    Mais recentemente, foi introduzida no mercado brasileiro  a vacina contra a gripe. Ela vem apresentando bons resultados, devendo  ser utilizada sempre sob prescrição médica, durante o outono e repetida  anualmente, uma vez que o vírus possui a capacidade de alterar sua  estrutura periodicamente.
    Alguns recomendam as vitaminas ou os tônicos reconstituintes  para combater os efeitos da gripe. Mas não têm qualquer eficácia. O  cansaço deriva da persistência dos efeitos tóxicos da infecção e eles  só cedem, progressivamente, de maneira espontânea.
    Os antibióticos não são adequados para combater a gripe, já  que ela, como se disse, é provocada por vírus e os antibióticos  combatem apenas as infecções produzidas por bactérias. Contudo, quando  existe perigo de uma complicação broncopulmonar por sobreinfecção  bacteriana, os antibióticos são eficazes para prevenir esta última.
    A vacina antigripal é eficaz unicamente se o vírus, a partir  do qual ela foi elaborada, coincidir como o da infecção a se prevenir.  As dificuldades para que se produza tal coincidência são enormes, já  que as características do vírus mudam de um ano para outro. Somente  depois de se manifestar uma nova modalidade de gripe, dispõe-se dos  elementos necessários para se adequar a vacina à epidemia concreta. A  Organização Mundial de Saúde criou uma série de centros dedicados a  isolar e identificar os vírus gripais modificados, para distribuí-los a  todas as nações a fim de que sejam produzidas as vacinas. Mas em muitas  ocasiões não é possível obter a tempo as doses suficientes para se  deter uma epidemia.
    Medidas devem ser tomadas para o combate à gripe. A tosse e  as dores atenuam-se com remédios indicados especificamente para seu  tratamento, independentemente de que sejam ou não resultado da gripe.  Ao contrário do que diz a crença popular, é inútil o doente transpirar.
    Quando você quiser dar adeus à gripe:
       
  • Tome uma injeção de Ozonyl, após consultar deu médico. Não  desaparecendo os sintomas no dia seguinte, repita a aplicação, ou siga  a orientação médica;

  • Fique em casa. Descansando e relaxando, você vai  ativar o seu sistema imunológico, fazendo seu resfriado sarar mais  rápido. Além disso, você evita passar a doença para os outros.

  • Use roupas claras e largas, que facilitem a respiração da pele. O “suador” é um mito;

  • Use lenços de papel ao invés de lenços de pano. Os  lenços de pano acumulam grande quantidade de germes, espalhando no ar  os vírus e reinfectando as pessoas. Sempre lave as mãos após assoar o  nariz;

  • Beba muito líquido para amenizar a tosse e o ressecamento das mucosas;

  • Use compressas frias, que ajudam a reduzir a febre muito alta e diminui o mal-estar;

  • Gargareje com água morna e uma pitada de sal. Isso alivia a dor de garganta;

  • Leia mais

    1. Vírus da gripe vivem mais em superfície do que vírus de resfriado
    2. Diferença entre gripe e resfriado
    3. Pneumonia: sintomas e tratamento
    4. Tireóide: Sintomas e Tratamento
    5. Diferença entre gripe e outras doenças respiratórias

    Campanha de prevenção


    galera visitem ai..

    http://www.eusou12por8.com.br/Default.aspx#!prettyPhoto/0/